Marina > A Marina

Histórico

O potencial do nordeste brasileiro para as atividades náuticas, dada à extensão do litoral e à diversidade de praias e paisagens, é evidente, sobretudo, da Bahia que abriga a maior baía do Brasil, a Baía de Todos os Santos. As singularidades da sua natureza somadas às condições especiais de navegabilidade trouxeram para a Bahia o reconhecimento dos navegadores como um dos melhores locais do mundo para navegar.

Historicamente, o TTNB, à época nomeado como Centro Náutico da Bahia - CENAB, foi administrado pelo Governo do Estado que tinha o objetivo de gerir a navegação regional e desenvolver as atividades náuticas na Baía de Todos os Santos. Em 1996, visando a incrementar este segmento na Bahia, a administração foi transferida a uma Organização Não Governamental, que atuou fortemente na promoção e no apoio a eventos náuticos, projetando a Marina do CENAB no cenário náutico nacional e internacional. Num período de 7 anos, a Marina do CENAB recepcionou 27 competições internacionais e 270 nacionais, dentre regatas e rallyes. Cessado o período de gestão da ONG, o TTNB retornou ao Estado, que em agosto de 2013 realizou concorrência pública para a administração, exploração comercial e requalificação do espaço.

Nesse contexto, a Socicam Náutica e Turismo, nova Concessionária do TTNB, assumiu o compromisso de gerir e expandir a infraestrutura da Marina, considerando a ampliação do número de vagas, de 78 para 127 vagas, e a disponibilidade de serviços para os clientes, como Assistência Técnica, Bar e Restaurante, entre outros.

Localização

Situada na Baía de Todos os Santos - BTS, a Marina do TTNB se destaca por privilegiada localização, dada à interligação com o centro histórico da capital Baiana e às características de navegação e acesso da baía.

A Baía de Todos os Santos está situada no meio da Costa do Brasil, a 12° 58' 250" Sul e 38° 29' 100" Oeste. Possui uma entrada com 30 quilômetros de largura, no sentido Leste -Oeste, e 36 quilômetros de comprimento no sentido Norte-Sul. É a maior Baía do Brasil e a segunda maior do Atlântico, firmando-se como a maior baía tropical do mundo. Desde o século XVI, a BTS é considerada o principal porto do Atlântico Sul devido às suas águas protegidas e propícias para a navegação, às correntes marítimas e aos ventos favoráveis que praticamente conduzem as embarcações a vela desde a linha do Equador até a entrada da baía.

Acesso Rodoviário:

Avenida França, s/n. Comércio, Salvador – Bahia. CEP: 40.010-000.

Acesso Marítimo:

Coordenadas: 12°58’17” S 38°30’57” O

Estrutura

A Marina do TTNB dispõe de 78 vagas molhadas com capacidade para embarcações de até 3,95m de calado, píeres extensos com facilidade de acesso às embarcações de até 75 pés, além de uma infraestrutura de apoio às embarcações esportivas e de lazer, tais como vestiários masculinos e femininos, estacionamento privativo, segurança 24h, circuito interno de TV, Internet Wireless, hidrômetro por embarcação, serviço de lift de até 1500 kg.

A obra de requalificação do TTNB que está em curso prevê a ampliação do número de vagas molhadas da Marina, assim como a implantação de um Restaurante/Bar panorâmico e uma loja de assistência técnica.